domingo, 30 de novembro de 2008

Desabafo sobre a tragédia

Acho muito válida a mobilização das pessoas para ajudarem os que ficaram desabrigados com as chuvas em Santa Catarina. E confesso ter ficado bastante comovido com as primeiras imagens da tragédia, principalmente aquelas que mostram casas de famílias pobres sendo soterradas. Aliás, isso virou um “lugar comum” em um país onde aqueles que estão à margem da sociedade são sempre mandados para o morro.

Agora, passada a emoção, vendo de outra maneira, é impressionante a
mobilização da midia/empresas. Eu definitivamente não quero questionar a validade da ajuda, mas é muito estranho este movimento de comoção 'nacional'.Outro dia a Ana Maria Braga foi pra Blumenau entrevistar ao vivo os flagelados: "qual foi o seu pior momento?" "qual é a sensação de perder tudo?" (será que ela não tinha perguntas mais estúpidas pra fazer!?).

A chamada do programa foi: MAIS VOCË é MAIS SANTA CATARINA! E o falido programa bateu seu recorde de audiência no ano. É sempre bom lembrar que, no mundo capitalista, tem sempre alguém lucrando com a tragédia alheia.

Ainda mais se tratando de Santa Catarina - A Europa brasileira, de canteiros, casinhas, jardins, e também praias paradisíacas. Mas, principalmente, terra de grandes indústrias, que estão deixando de ganhar 1 milhão por dia. Pobre Santa Catarina.

E o pobre nordeste? A pobre floresta amazonica? E as outras pobres enchentes com menos gentes sem teto? Não é "MAIS" Brasil?

Bom, é só um desabafo.

Zé (josezg@terra.com.br)
(CONTATO: gozada.cultural@hotmail.com)

2 comentários:

carlos disse...

Eita Zé, escrevendo cada vez melhor em garoto !! Adorei o novo blog e concordo plenamente com vc!A hipocrisia das pessoas é revoltante.

NirtuXulinho disse...

Em um mundo capitalista tem sempre alguém lucrando o tempo todo!
A qualquer hora e momento uma oportunidade de lucro!
Aliás você já viu esse documentário?
http://deldebbio.wordpress.com/2008/11/26/the-corporation/

Achei muito bom.

Abracetas!!!